quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Alucinógenas

As drogas alucinógenas mais comuns são a maconha, o haxixe, o LSD, os cogumelos e o ecstasy. A maconha e o haxixe são usadas em forma de cigarro (também pode ser cheirada ou ingerida). Seu efeito dura entre uma e seis horas. Inicialmente, o usuário tem a sensação de maior consciência e desinibição. Ele começa a falar demais, rir sem motivo e ter acessos de euforia. Porém, ele pode perder a noção de espaço (os ambientes parecem maiores ou menores) e a memória recente, além de apresentar um aumento considerável do apetite (“larica”). A maconha costuma afetar consideravelmente os olhos, que ficam vermelhos e injetados. Com o tempo, pode causar conjuntivite, bronquite e dependência. Em excesso, pode produzir efeitos paranóicos e pode ativar episódios esquizofrênicos em pacientes psicóticos.
O LSD é encontrado em tabletes, cápsulas ou líquido e é ingerido. Sua ação dura entre 10 e 12 horas. Inicialmente, a droga intensifica as percepções sensoriais, principalmente a visão, e produz alucinações. Com o tempo, pode causar danos cromossômicos sérios, além de intensificar as tendências psicótica, à ansiedade, ao pânico e ao suicídio, pois gera um medo enlouquecedor. O usuário costuma dizer que ouve, toca ou enxerga cores e sons estranhos; fala coisas desconexas e tem um considerável aumento da pupila.
Já o cogumelo, geralmente, é ingerido em forma de chá. Seu efeito dura cerca de seis a oito horas, propiciando relaxamento muscular, náuseas e dores de cabeça, seguidos de alucinações visuais e auditivas. A médio prazo, não se conhecem seus efeitos sobre o organismo. Seus sintomas são muito parecidos com os do LSD.
Mais recentemente, surgiu no mercado das drogas o Ecstasy, um comprimido que vem sendo comercializado cada vez mais em todo o mundo. Seus efeitos também são alucinógenos, como no caso do LSD e a dependência é inevitável.

Oxi, uma nova e devastadora droga se espalha pelo país.
Ele é mais barato e agressivo do que o crack. E a ciência ainda tenta entender seus efeitos no organismo.
Desde a década de 1980, distante dos grandes centros brasileiros, o estado do Acre convive com a destruição produzida pelo oxi, uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem mais devastadora do que o temível crack. A droga, vendida no formato de pedra, ao valor médio de 2 reais a unidade, vem se popularizando na região Norte e, agora, espalha sua chaga pelas cidades do Centro-Oeste e Sudeste. "Ela já chegou ao Piauí, à Paraíba, ao Maranhão, a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Ao menos duas característias da droga ajudam a explicar por que ela se espalha pelo país. A primeira é seu potencial alucinógeno. Assim como o crack, o oxi pode estimular em um usuário o dobro da euforia provocada pela cocaína. A segunda razão é seu preço. "O crack não é uma droga cara, mas o oxi é ainda mais barato", diz Philip Ribeiro, especialista em dependência química do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). "Quando surge uma droga mais poderosa, mais barata e fácil de produzir, a tendência é que ela se dissemine", diz Ronaldo Laranjeira, psiquiatra da Univesidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Isso ocorre especialmente porque não se criou no Brasil até agora um sistema eficaz de tratamento de dependentes."
Também faltam estudos científicos sobre sua ação sobre o ser humano. Por ora, sabe-se que, por causa da composição mais "suja", formada por elementos químicos agressivos, ela afeta o organismo mais rapidamente. A única pesquisa conhecida sobre a droga – conduzida por Álvaro Mendes, da Associação Brasileira de Redução de Danos, em parceria com o Ministério da Saúde – acompanhou cem pacientes que fumavam oxi. E chegou a uma terrível constatação: a droga matou um terço dos usuários no prazo de um ano.
Por último, mas não menos importante, uma particularidade do oxi assusta os profissionais de saúde: a "fórmula" da droga varia de acordo com "receitas caseiras" de usuários. É possível, por exemplo, encontrar a presença de ingredientes como cimento, acetona, ácido sulfúrico, amônia e soda cáustica - muitos dos itens podem ser facilmente encontrados em lojas de material de construção. A variedade amplia os riscos à saúde e dificulta o tratamento.


Confira a seguir as informações conhecidas sobre o oxi e uma comparação dele com o crack:


ALCOOLISMO 


ALCOOLISMO – espectro horrendo que paira sobre os lares e as sociedades para deles arrancar, com as garras aduncas, os filhos, os esposos, os noivos, fazendo com que venham participar da sua cruzada imensa que segue para o país da desgraça, por entre lamentações lúgubres, levando pela estrada do desespero, os despojos da alegria e da felicidade...
O alcoolismo ainda constitui um dos grandes flagelos que assolam a Humanidade, desequilibrando as normas da vida, provocando tragédias contínuas e contínuos desassossegos e enchendo os manicômios com uma percentagem aterradora.

PODER DO ÁLCOOL NAS BALADAS
(Feche os olhos pela metade e veja a imagem)



SUA MAJESTADE O ÁLCOOL
Você me conhece ?

Sou o príncipe das alegrias, o companheiro dos gozos mundanos, o portador das desgraças, o mensageiro da morte.
Estou presente em todas as partes, em todas as cerimônias; nenhuma reunião festiva tem lugar sem a minha presença; suscito nos corações pensamentos abjetos e criminosos; a homens e mulheres induzo à imoralidade; produzo adultérios. Sou pai da corrupção e da desgraça; provoco a degeneração da raça humana; introduzo a infelicidade nos lares; por toda parte espalho envilecimento, depravação, loucura, crimes e suicídios.
Destruo a família, a sociedade e a nação! Ocasiono contendas e provoco homicídios. Gero enfermidades. Faço nascer crianças raquíticas, retardadas, idiotas. A jovens e a velhos faço perder a vergonha, a dignidade, a honra, a educação, a religião e os haveres materiais. Ponho um véu sobre a consciência dos homens e lhes obscureço o entendimento, fazendo passar delitos e crimes por satisfação inocente, baixezas por passa tempo, imoralidades por entretenimento.
Consegui de tal maneira perverter a inteligência dos homens que eles estragam a uva, os cereais, a cana-de-açúcar, etc., para me fabricarem, convertendo assim, benções em maldições.
Minha pátria é a Terra; meus escravos são os homens; quem me envia é o diabo.
Sou o melhor fornecedor de vítimas dos hospitais, dos hospícios, dos asilos, dos presídios, do inferno.
SOU SUA MAJESTADE O ÁLCOOL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário